KANDINSKY: O não figurativismo e o inicio da Abstração
Sobre a exposição...
A exposição composta de 153 obras e objetos do artista, seus
contemporâneos e de artistas que o influenciaram. A ideia central é levar os
visitantes a conhecerem não só as principais obras de Kandinsky e sua
trajetória, mas também suas influências e o relacionamento com outros artistas,
com a cultura popular e folclore russo, além do universo espiritual do
xamanismo no Norte da Rússia.
O acervo diverso tem como base a coleção do Museu Estatal
Russo de São Petersburgo, enriquecido com obras de mais sete museus da Rússia e
coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França. A exposição
proporciona um verdadeiro mergulho nas raízes do universo criativo deste
artista que é conhecido como o precursor da pintura abstrata.
Com isso, a exposição foi dividida em cinco blocos:
- "Kandinsky e as raízes de sua obra em relação com a cultura popular e o folclore russo";
- "Kandinsky e o universo espiritual do xamanismo no Norte da Rússia";
- "Kandinsky na Alemanha e as experiências no grupo Der Blaue Reiter, vida em Murnau";
- "Diálogo entre música e pintura: a amizade entre Kandinsky e Schonberg";
- "Caminhos abertos pela abstração: Kandinsky e seus contemporâneos".
Com apenas uma hora de visita guiada e cinco andares de
exposição para vermos, não foi possível analisarmos na visita todos os 5 blocos
da mostra, sendo necessário um “recorte” dos objetos trazidos, mas foi possível
identificar diversas diferenças entre as pinturas do artista e seus contemporâneos
que os influenciaram.
São Jorge (1911) de Wassily Kandinsky |
Milagre de São Jorge e o Dragão (segunda metade do séc XVI). |
Ao olharmos o primeiro quadro, sem lermos seu título
consideramos a tela uma obra abstrata, sem elementos figurativos que nos dessem
algum sentido. A guia nos orientou então a olhar para o segundo quadro, que
estava ao lado e também sem olhar o título tentássemos descrever a cena. Após a
descrição da cena e leitura do título, voltarmos ao primeiro quadro lemos então
seu titulo e assim foi possível ao grupo identificar que se tratava da mesma
cena de São Jorge em seu cavalo. Foi assim que começou nossa experiência na
exposição, que estava sempre tentando ligar os elementos da vida do artista,
artista que o influenciaram com sua obra.
Utensílios e adornos das casas de camponeses da Rússia czarista. Fotos acervo pessoal. |
Roca. Fotos acervo pessoal. |
Ao vivo é possível ver as cores intensas dos objetos acima.
Muitos do acervo pessoal do próprio Wassily Kandinsky, adquiridos quando ainda
trabalhava como Advogado, em suas viagens para estudar as leis dos camponeses.
Frases de W. Kandinsky estavam espalhadas por toda a exposição. Foto acervo pessoal. |
“Dois ovais” (1919) de W. Kandinsky. Foto acervo pessoal. |
Kandinsky também adorava música e pintou os sons que ouvia
em seus quadros. No quadro a cima a esquerda, a guia nos fez dar sons
diferentes para as cores e assim montamos uma “música” conforme ela ia nos
apontando as diversas cores do quadro, que infelizmente esqueci de anotar o
nome!
A exposição teve a curadoria de Evgenia Petrova e Joseph
Kiblitsky e o apoio do Banco Votorantim, Centro Cultural Banco do Brasil e
Ministério da Cultura.
"Um vermelho vivo pode acelerar o coração, causar dor
ou até repulsa, enquanto o azul leva à paralisia. O amarelo vibrante agride o
olho do jeito que o zunido estridente de uma trombeta machuca os ouvidos. A cor
exerce influência direta sobre a alma, causando uma vibração emocional com seu
poder psíquico." Kandinsky.
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