Como fazer a vistoria de seu imóvel novo?



Acredito que deva ser muito empolgante a entrega das chaves do seu novo imóvel. Eu já fiquei feliz com a entrega das chaves da minha casa e ela já tinha 6 anos de uso, imagine um novinho em folha! Delicia!

Mas uma coisa os novos proprietários de imóveis comprados na planta devem se atentar é que aqui no nosso querido Brasil, nem tudo que se compra é exatamente aquilo que nos foi vendido, então, toda atenção e cuidado é pouco na hora de receber a tão sonhada chave do sua querida e nova moradia.

No nosso pais, não há lei que obrigue as construtoras a permitirem ao proprietário conferir a qualidade do imóvel quando ele fica pronto, antes da entrega das chaves, ainda assim, o processo chamado de vistoria é praxe atualmente, ficando até mesmo assegurada no contrato de compra do imóvel e sendo uma excelente oportunidade para que os novos proprietários verifiquem a qualidade do que compraram, garantindo que receberão aquilo que esperavam.

As vistorias marcadas entre a construtora e os clientes antes da entrega das chaves serve para apresentar aos novos proprietários tudo que está sendo entregue pela construtora, verificar possíveis falhas, erros e problemas. É a partir deste momento que a construtora deixa de se responsabilizar pelo apartamento e passa toda a responsabilidade para os novos donos, então é importante que o cliente exponha neste momento qualquer insatisfação com qualquer item em desacordo com o que foi acordado no momento da compra.

E usar bem esse momento é importante, já que é possível conversar diretamente com a construtora e corrigir as falhas antes da sua mudança ou da mudança dos vizinhos, o que vai dificultar e muito a vida de ambos na necessidade de uma correção de vícios ocultos e aparentes.

Existe neste caso um check list que pode ajudar os novos proprietários a verificar sozinhos sua nova moradia, porém, é sempre aconselhável que os proprietários levem outras pessoas (não moradoras ou até mesmo um profissional da área de construção ou projetos) que não estejam emocionalmente envolvidas com a entrega da moradia para auxiliá-los na validação de todos os itens a serem verificados.

A vistoria

Normalmente é agendada entre a construtora e o cliente e costuma ser um processo simples com duração de 50 minutos à 2 horas, de acordo com a metragem do imóvel e demais particularidades.
Essa deve ser agendada em um dia tranquilo para os clientes, pois eles precisarão de tempo para verificar todos os itens do memorial descritivo e toda a qualidade da obra, tanto a parte individual quanto a coletiva.


A vistoria serve para verificar vícios aparentes na construção e mesmo na existência destes há a possibilidade de pegar a chave, mesmo com problemas, desde que as ressalvas sejam anotadas no documento de vistoria e de entrega das chaves deixando claro que as correções ficam a cargo da construtora.

O que levar para a vistoria?

Documentações - Uma dica boa é não esquecer de levar toda a papelada que foi entregue no ato da compra do imóvel, assim fica fácil fazer qualquer consulta em caso de dúvida. Caso não queira levar tudo, pelo menos não esqueça do memorial descritivo. Os folders e materiais promocionais também servem como material de apoio para a vistoria.

Ferramentas métricas – de preferencia um metro, mas se não tiver, levar ao menos uma fica métrica para conferencia das medidas dos cômodos. Como a base do valor do imóvel é baseada na metragem, qualquer diferença na metragem caracteriza vício e pode resultar em indenização, de acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec).

Balde e bolinha de gude – para testes de caimento de água próximo aos ralos.

Nível e esquadros – Para verificação de nivelamentos de pisos e paredes. No caso de falta de esquadro pode ser utilizado também uma prancheta (que também será útil para apoio das anotações).

Carregador de celular e/ou bocal de lâmpada com lâmpada 220V – Para testes de energia nas tomadas e pontos de luz (a lâmpada 220V propicia que você identifique qual ponto é 220V e qual é 110V caso não haja identificação – que na verdade é obrigatória).

Papel e caneta – Para anotar as correções, pontos de atenção e etc.

Celular ou câmera fotográfica – para fotografar tudo que precisa ser lembrado posteriormente.

Cabo de vassoura – para testes de pisos, contra pisos e revestimentos de parede (verificar se não estão ocos).

Adesivo (do tipo post-it) – para marcar pontos a serem ajustados.

Espelho – Para verificações em lugares de difícil acesso.

O que verificar?

A gente pode até pensar que não há muito o que se ver em um apartamento vazio né, mas dá uma olhada abaixo no que é fundamental analisar para não ter problemas futuros:



Esquadrias de alumínio / madeira

1    1. Faça uma avaliação visual a procura de riscos, quebras, cortes, arranhões ou algum item faltante ou mal colocado. Procure também por problemas de pintura ou riscos em vidros.

2.       Peça todas as chaves e faça os testes de abertura e trancamento por dentro e por fora de todas as portas;

3.       Testes possíveis problemas de vedação das janelas, fazer um teste fechando-as e deixando o cômodo completamente escuro, a procura de pontos de maior incidência de luz em volta da esquadria, pois esses pontos podem trazer problemas de infiltração no futuro;

4.       Verifique se as portas e janelas fecham bem, não há nada empenado ou desalinhado;

5.       Caso tenha esquadrias de madeira, verifique se os topos das portas e janelas estão pintados com a ajuda de um espelho;

6.       Outro ponto a ser verificado em esquadrias de madeira é a existência de pó recorrente de cupins ou brocas, por isso devemos movimentá-las e bater de leve nelas para verificar se há a queda de pó!

7.       Portas não devem abrir ou fechar sozinhas, esse normalmente é um problema de instalação de contramarco e deverá ser reinstalado para não ficar abrindo e fechando sozinha.

8.       Caso o memorial descritivo indique a entrega de postas com maçanetas, verificar se são as mencionadas no documento e identificar possíveis riscos e defeitos.

Instalações Elétricas

      1.       Caso não seja possível testar as instalações elétricas, deixar claro no check list da construtora essa informação. Muitas vezes não é possível fazer esse teste pois os relógios medidores ainda não foram instalados, mas sempre é possível termos problemas futuros por conta dessa instalação ainda não testada;

2.       Pontos de luz, interruptores, tomadas, ponto de tv, telefone e interfone estão nos locais corretos (de acordo com o projeto);

3.       Todos os circuitos estão indicados no quadro elétrico que deverá estar corretamente identificado;

4.       Testar interruptores paralelos;

5.       Testar campainha;

6    6.    Checar interfones;

7.       Testar se tomadas estão funcionando e com a voltagem correta (110V ou 220V);

8.       Aterramento;

9.       Bitola dos fios;

10.       Verificar falta de espelhos, interruptores, tomadas e pontos cegos.

11.   Verificar identificação dos pontos em 110V e 220V.

Instalações hidráulicas

      1.       Verificar se todos os pontos hidráulicos, esgoto e ralos foram instalados e entregues conforme projeto;

2.       Ligar as torneiras e deixar a água escorrendo por alguns minutos para verificar possíveis vazamentos nos sifões e mangueiras de água;

3.       Verificar vazão satisfatória de água das bacias sanitárias fazendo o acionamento da descarga. Repetir o procedimento mais uma ou duas vezes para certificar-se do bom funcionamento;

4.       Especificações e marcas dos materiais são iguais as prometidas;

5.       Se houver aquecimento nas torneiras e pias, verificar esse aquecimento;

6.       Acione todas as torneiras e descargas ao mesmo tempo para verificar a pressão da água;

7.       Verificar registros;

8.       Verificar possíveis riscos e danos nos metais entregues.

Instalações de gás

      1.       Verificar pontos de gás existentes (normalmente há um para aquecedor na lavanderia e um para o fogão na cozinha) e se localização está de acordo com o projeto;

2.       Caso não exista aquecedor ou fogão instalado não será possível fazer outros testes por risco de acidentes e intoxicações, mas um técnico responsável deverá verificar essas instalações e fornecer um laudo constatando seu correto funcionamento.

Revestimentos cerâmicos e Rejuntes

      1.       Avaliação visual das peças cerâmicas a procura de trincas, rachaduras ou manchas e outros defeitos;

2.       Checar assentamento, desníveis e descontinuidades de assentamento do revestimento;

3.       Checar peças de tonalidades diferentes;

4.       Checar caída d’água, sempre para os ralos, não deixando água empossada em nenhum lugar;

5.       Chegar ralo com tratamento anti-infiltração;

6.       Checar rejunte em torno do ralo, pois é um local de grande incidência de água;

7.       Observe se o rejunte está bem feito, limpo e livre de manchas;

Piso e Contra piso

      1.       Com um cabo de vassoura verificar pontos ocos na instalação cerâmica ou no próprio contra piso evitando problemas de soltura de peças no futuro;

2.       Especificações e marcas dos materiais são iguais as prometidas;

3.       Verificar soleiras e baguetes, que devem ser niveladas para não haver degraus quando o piso for assentado.

4.       Restos de cimento ou buracos devem ser corrigidos para que o assentamento do novo piso seja feito;

 Paredes

      1.       Verificar se as paredes estão planas, sem pontos de formação de sombras, barrigas e etc;

2.       Falhas ou manchas na pintura;

3.       Pintura descascada;

4.       Procurar eventuais trincas;

5.       Caso as paredes internas sejam de drywall, verificar as junções e nivelamentos;

Vagas de garagem / Escaninho

1.       Com uma trena verificar o tamanho da vaga de garagem para confirmar se as medidas estão dentro do que foi adquirido;

2.       Verificar escaninho;


Check-list da construtora

Antes de encerrar, verificar se todas as informações levantadas durante a visita foram anotadas pela construtora para posterior validação (após correções);

Vistoria em imóvel usado, é possível?

Sim, a vistoria em imóvel usado é possível, mas neste caso ela considera apenas o estado de conservação e a usabilidade do imóvel, tendo em vista que este pode ter passado por alterações realizadas pelos proprietários anteriores, além de ter sofrido desgaste em decorrência do tempo e da forma de conservação e uso.

No caso de defeitos pequenos, o comprador pode considerar o valor dos reparos na negociação com o atual proprietário do imóvel sem que o processo de negociação da compra / venda seja prejudicado. No caso de problemas mais graves, como infiltrações e vazamentos, há a necessidade de orientações de um profissional qualificado, uma vez que trará custos elevados e um trabalho considerável para que o problema seja sanado.



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